Com o mercado brasileiro em alta, é fácil prever que 2013 será um ano movimentado na indústria automotiva. Mais de 50 modelos serão lançados ou remodelados ao longo do ano.
O primeiro semestre será marcado por hatches médios e compactos. Pelo menos quatro novidades irão acirrar a disputa no segmento.
A segunda geração do Hyundai i30 estreia em janeiro. O carro será mais equipado que o modelo atual e terá motor 1.6 flex. Os preços devem beirar os R$ 70 mil.
Logo depois, o fabricante lançará o HB20X, versão aventureira do compacto que chegou às lojas em setembro.
Hyundai i30 - Janeiro - R$ 70 mil - A nova geração terá motor 1.6 flex (128 cv) e câmbio automático de seis velocidades. Bancos de couro, câmera de ré, seis airbags e controles de tração e estabilidade estão entre os equipamentos de série
Ford Focus - 1º Semestre - R$ 60 mil - A versão de entrada da nova geração do hatch médio terá motor 1.6 Sigma com cerca de 130 cv, o mesmo que será usado no New Fiesta remodelado. Haverá também versão com câmbio de dupla embreagem
Peugeot 208 - Março - R$ 40 mil - O hatch compacto premium da marca francesa será fabricado em Porto Real (RJ) e seguirá o modelo europeu, com acabamento requintado e fartura de equipamentos. No Brasil, terá motores 1.5 e 1.6 flex
Chery Celer - Fevereiro - R$ 35 mil - Da nova safra de produtos chineses, o modelo tem bom espaço e melhorias no acabamento para brigar com Fiat Palio e VW Fox. O motor será 1.5 de 108 cv adaptado para rodar com etanol no Brasil
Fiat 500 L - 2º Semestre - R$ 55 mil - A versão esticada do compacto Fiat 500 chegará para completar a família do modelo retrô. O 500L terá quatro portas, 4,14 m de comprimento e, no mercado nacional, será equipado com um motor 1.4 MultiAir
Toyota RAV-4 - 1º Semestre - R$ 110 mil - O SUV da Toyota terá formas mais imponentes para enfrentar o Honda CR-V, o Mitsubishi ASX e os sul-coreanos Hyundai ix35 e Kia Sportage. A dianteira do RAV-4 ficará parecida com a do sedã Camry
Renault Fluence - 2º Semestre - R$ 62 mil - O sedã médio foi reestilizado na Europa e recebeu uma grade com a nova identidade visual da marca, que estreou no novo Clio. O conjunto de motor e câmbio usado no Fluence atual deverá ser mantido
Chevrolet Onix sedã - Fevereiro - R$ 62 mil - O Onix sedã chegará com a missão de aposentar o Prisma e fazer frente a outra estreia de 2013: a opção três volumes do Hyundai HB20. O Chevrolet terá ares de cupê e motores 1.0 (80 cv) e 1.4 (106 cv)
Kia Cerato - 1º Semestre - R$ 65 mil - O sedã médio da marca sul-coreana terá o visual renovado, com linhas mais arrojadas, e receberá o motor 1.6 flex, o mesmo do novo i30 da parceira Hyundai. Há opção de câmbio manual ou automático
Mini Paceman - 1º Semestre - R$ 120 mil - O Paceman será a versão três portas do crossover Countryman, mas com pegada esportiva, inclusive no desenho da traseira. Manterá a tração integral e o motor 1.6 turbo. A suspensão será mais baixa
Volvo V40 - 1º Semestre - R$ 100 mil - Hatch médio com jeito de perua, a novidade da Volvo quer ocupar o mercado deixado pelo C30, descontinuado neste ano, e atrair novos clientes. O destaque será o inédito airbag de pedestre instalado no capô
Volkswagen Up! - 2º Semestre - R$ 27 mil - O novo compacto de plataforma global da marca também terá fabricação no Brasil, onde será vendido abaixo do Gol. O modelo estreará com o novo motor 1.0 três cilindros flex desenvolvido pela montadora
Haima 7 - 1º Semestre - R$ 70 mil - O SUV fará a estreia da marca chinesa no Brasil. O modelo é derivado da geração anterior do Ford Escape (vendido nos EUA), tem motor 2.0 de 150 cv e visual similar ao de carros Mazda, parceira da Haima
Nissan Versa - Junho - R$ 65 mil - Na nova geração, as medidas e a lista de equipamentos de série do sedã da montadora japonesa cresceram. O preço também deve aumentar. Importado do México, o novo Sentra substituirá o atual
Mercedes Classe A - 1º Semestre - R$ 100 mil - O Classe A voltará e as mudanças não serão pequenas. Na nova geração, o modelo deixa de ser um monovolume para tornar-se um cupê compacto. Uma das versões terá motor 1.6 turbo de até 211 cv
Range Rover Vogue - Fevereiro - R$ 500 mil - A nova geração do jipão de luxo perdeu cerca de 400 kg e ganhou câmbio automático de oito velocidades. No Brasil, terá duas versões: 5.0 V8 Supercharged a gasolina (510 cv) e 4.4 V8 turbodiesel (339 cv)
Jaguar F-type - 1º Semestre - R$ 500 mil - Com tração traseira e carroceria em alumínio, o esportivo que marca o retorno da Jaguar ao segmento dos roadster terá três opções de potência: 340 cv, 380 cv e 510 cv, essa última empurrada pelo motor 5.0 V8
Honda Accord - 1º Semestre - R$ 100 mil - O modelo será renovado para enfrentar a concorrência de rivais como o novo Ford Fusion no segmento de sedãs executivos. Destaque para a dianteira ampla, com grade maior e vincos no capô, e o uso de LEDs
Citroën C4 Pallas - Julho - R$ 65 mil - A nova geração deixará a ousadia para a linha DS e terá desenho menos rebuscado como os rivais. O quadro de instrumentos sairá do centro e volta para a frente do motorista. O silêncio a bordo é uma das metas
Dodge Durango - 1º Semestre - R$ 150 mil - O Durango será a arma da Dodge para roubar mercado de Toyota SW4 e Chevrolet TrailBlazer. As versões serão bem equipadas e o motor é o Pentastar V6 de 286 cv, com tração integral e câmbio automático
O Ford Focus terá mudanças no visual e no motor.
A versão 1.6 16v flex terá cerca de 130 cv. O veículo continuará sendo importado da Argentina nas versões hatch e sedã e terá opção do câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift, o mesmo do novo EcoSport.
A Chevrolet esconde o jogo sobre o Trax, o utilitário esportivo compacto que foi apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro. Contudo, o modelo é aposta certa para o mercado brasileiro.
A montadora não confirma, mas com a fabricação no México prevista para o próximo ano, é natural que o carro venha para brigar com o EcoSport e o Renault Duster. O nome por aqui deverá mudar para Tracker.
O que a GM não esconde é o lançamento da versão sedã do Onix, que chegará às lojas em fevereiro
Há muito mais novidades por vir, que vão de automóveis populares a até utilitários esportivos de R$ 500 mil.
VOLKSWAGEN UP!
A Volkswagen lançará em 2013 um modelo abaixo do Gol. Usando uma nova plataforma global de carros compactos, a novidade atende pelo nome de Up! e terá grande variedade de versões.
O modelo, que chegará no meio do ano, será o primeiro a trazer o novo motor 1.0 três cilindros, que também foi desenvolvido para rodar com etanol no Brasil.
LUXO
O mercado de luxo continua a se fortalecer no país. O segmento premium já tem suas estrelas escaladas para o ano que vem.
A Jaguar retornará ao segmento dos roadsters (conversíveis de dois lugares) com o F-Type, um esportivo de carroceria de alumínio e 510 cv.
A Land Rover trará a nova geração do Vogue, o jipão mais luxuoso da linha. Custará cerca de R$ 500 mil.
Com preço mais "modesto", a nova geração do Mercedes Classe A (R$ 100 mil) chega para disputar espaço entre o novo Audi A3 e o BMW Série 1. O modelo perdeu o jeitão de minivan e ganhou linhas de cupê para atrair um novo público, formado por consumidores jovens.
SEDÃS
O segmento de sedãs também terá fartura de renovações, concentrada nos modelos médio-grandes.
A Honda trará a nova geração do Accord (preço estimado em R$ 100 mil), que virá do Japão para brigar com o mexicano Ford Fusion, cuja versão 2.5 flex começa a ser vendida em março.
Outro rival nessa faixa de mercado será o Nissan Altima, que foi apresentado no Salão de São Paulo, mas ainda não tem data de desembarque confirmada.
Entre os sedãs médios que partem de R$ 60 mil, há novidades como as versões 2.0 do Honda Civic (março), o novo Nissan Sentra (junho), a terceira geração do Kia Cerato (primeiro semestre) e o Renault Fluence reestilizado (segundo semestre).
A Citroën lançará a nova geração do Pallas. O modelo terá design mais sóbrio e abandonará excentricidades como o quadro de instrumentos no centro do painel e o volante de miolo fixo. As versões mais caras terão motor 1.6 turbo (165 cv).
O ano reserva também uma boa leva de marcas chinesas estreantes, como a Haima, a Rely e a Great Wall. Não faltarão opções em todas as faixas de preço, o que deverá garantir mais um recorde de emplacamentos.
0 comentários:
Postar um comentário