Atualmente, os freios ABS
Já o sistema EBD (Eletronic Brake Distribution) funciona em conjunto com o sistema ABS e tem a função de distribuir a força de frenagem entre as rodas do veículo.
É um sistema interno que faz parte do módulo do ABS e monitora frequentemente as rodas traseiras, possibilita que as rodas traseiras sigam um comportamento similar ao das rodas dianteiras.
O sistema possui uma válvula mecânica sensível à carga localizada no eixo traseiro que ajuda no controle. Assim, o sistema possibilita a distribuição de força fazendo com que cada roda receba uma força de frenagem diferente.
Ele é muito funcional quando se guia um veículo com peso na parte traseira. Carros sem EBD, durante frenagens, costumam ter pelo menos 2/3 da força dos freios aplicada no eixo dianteiro, em picapes e caminhonetes essa proporção aumenta ainda mais. Já em carros com EDB, essa força é distribuída de acordo com o peso.
Se o veículo estiver cheio de passageiros de diferentes pesos, durante frenagens bruscas, o sistema EBD mandará uma força adequada para cada roda impedindo que o veículo perca a estabilidade.
Sua principal vantagem é que o sistema funciona da mesma maneira em curvas, mantendo a curva de frenagem o mais próximo possível da ideal.
Como o EDB é um componente do sistema ABS, caso algum componente deste esteja com defeito o EBD não funcionará. Assim, será necessário levar o veículo para manutenção o mais rápido possível.
Como foi dito anteriormente, infelizmente, o sistema EDB só é disponibilizado em carros mais caros. Mas em relação aos freios ABS há uma ótima notícia.
Já foi publicada no Diário Oficial uma lei que obriga, a partir de 2014, que todos os carros importados e os carros fabricados no Brasil deverão vir com freios ABS e airbag frontal de série (desde os modelos populares mais simples). O bom é que teremos mais segurança mas acho que, certamente, teremos que pagar um valor a mais por isso, como tudo no Brasil.
Aproveite e saiba mais sobre os diferentes tipos de direção(mecânica, elétrica, hidráulica, etc) e diferentes tipos de câmbios(manual, automático, automatizado, etc).
0 comentários:
Postar um comentário