Engenheiros acreditam que este sistema oferece vantagens na tração e na dirigibilidade, comparado com outros sistemas.
Alguns sistemas 4x4 permanentes têm o auxílio da reduzida para obter mais torque nas rodas, a maioria deles também pode possuir diferencial central bloqueável para situações off-road difíceis. Na estrada, o 4x4 permanente automaticamente fornece tração onde é necessária sem a interferência do motorista. Durante o off-road, é possível, em alguns modelos Land Rover, bloquear o diferencial central e, se necessário, passar para marcha reduzida para maximizar tração e controle.
Ao colocar um diferencial central ou algum tipo de sistema viscoso de acoplamento entre os eixos frontais e traseiros, o 4x4 pode funcionar automaticamente, dependendo das condições de dirigibilidade. Estes sistemas detectam derrapagem das rodas e progressivamente travam os eixos frontais e traseiros para otimizar a tração. Nas situações em que haverá a necessidade de tração 4x4 intensa (ou seja, situações off-road), você pode engatar o 4x4 bloqueado e/ou 4x4 reduzido em praticamente todos estes sistemas.
Caixas de transferênciaComo o nome sugere, a caixa de transferências repassa tração da transmissão para os eixos cardã frontais e traseiros. Também tem duas relações de marchas que servem para todas as marchas do câmbio. Um câmbio automático de 4 velocidades oferece, por exemplo, oito marchas para frente e duas relações de marchas para trás com uma caixa de transferência.
Para a utilização comum na estrada, é melhor manter a caixa de transferência em longa - em outras palavras, dirija o veículo como se você estivesse dirigindo qualquer outro carro que não tivesse a caixa de transferência. Para condições off-road, em baixa velocidade ou algumas situações de reboque em estrada, você pode querer mudar para reduzida, basicamente aumentando o torque nas rodas e dando maior controle nas descidas.
Quer seja rebocando um barco pesado em uma subida ou descendo ladeiras íngremes, a marcha reduzida pode dar uma clara vantagem sobre a normal, pois evita danos à embreagem.
Qual é o melhor?Então, qual o melhor sistema para você? Se o seu veículo passará a maior parte do tempo na estrada e não vai enfrentar condições extremas, você pode considerar um 4x4 parcial. Mas pense em chuvas, tempestades ou mesmo neve (viagens pelo extremo sul da América Latina, por exemplo) e os motivos para adquirir um 4x4 integral ou permanente se tornam mais atraentes. Porém, se você deseja a segurança de saber que está sempre em 4x4, pronto para enfrentar qualquer terreno, então sua escolha tem de ser por 4x4 permanente.
Alguns sistemas 4x4 permanentes têm o auxílio da reduzida para obter mais torque nas rodas, a maioria deles também pode possuir diferencial central bloqueável para situações off-road difíceis. Na estrada, o 4x4 permanente automaticamente fornece tração onde é necessária sem a interferência do motorista. Durante o off-road, é possível, em alguns modelos Land Rover, bloquear o diferencial central e, se necessário, passar para marcha reduzida para maximizar tração e controle.
Ao colocar um diferencial central ou algum tipo de sistema viscoso de acoplamento entre os eixos frontais e traseiros, o 4x4 pode funcionar automaticamente, dependendo das condições de dirigibilidade. Estes sistemas detectam derrapagem das rodas e progressivamente travam os eixos frontais e traseiros para otimizar a tração. Nas situações em que haverá a necessidade de tração 4x4 intensa (ou seja, situações off-road), você pode engatar o 4x4 bloqueado e/ou 4x4 reduzido em praticamente todos estes sistemas.
Caixas de transferênciaComo o nome sugere, a caixa de transferências repassa tração da transmissão para os eixos cardã frontais e traseiros. Também tem duas relações de marchas que servem para todas as marchas do câmbio. Um câmbio automático de 4 velocidades oferece, por exemplo, oito marchas para frente e duas relações de marchas para trás com uma caixa de transferência.
Para a utilização comum na estrada, é melhor manter a caixa de transferência em longa - em outras palavras, dirija o veículo como se você estivesse dirigindo qualquer outro carro que não tivesse a caixa de transferência. Para condições off-road, em baixa velocidade ou algumas situações de reboque em estrada, você pode querer mudar para reduzida, basicamente aumentando o torque nas rodas e dando maior controle nas descidas.
Quer seja rebocando um barco pesado em uma subida ou descendo ladeiras íngremes, a marcha reduzida pode dar uma clara vantagem sobre a normal, pois evita danos à embreagem.
Qual é o melhor?Então, qual o melhor sistema para você? Se o seu veículo passará a maior parte do tempo na estrada e não vai enfrentar condições extremas, você pode considerar um 4x4 parcial. Mas pense em chuvas, tempestades ou mesmo neve (viagens pelo extremo sul da América Latina, por exemplo) e os motivos para adquirir um 4x4 integral ou permanente se tornam mais atraentes. Porém, se você deseja a segurança de saber que está sempre em 4x4, pronto para enfrentar qualquer terreno, então sua escolha tem de ser por 4x4 permanente.
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