A Citroën apresentou nesta segunda-feira (25) o terceiro integrante da família DS - o DS4, que parte de R$ 99.900, e já está nas lojas do País. A marca francesa espera vender 100 unidades por mês do modelo que chega para afrontar BMW Série 1, Audi A3, Mercedes-Benz Classe A e Volvo V40.
Citroën DS4 já está nas lojas do País (Fotos: Divulgação)
Dono de um visual cheio de glamour, assim como os irmãos DS3 e DS5, ele será oferecido em versão única com motor 1.6 turbo de 165 cv, disponíveis a 6.000 rpm e torque de 24,5 kgfm a 1.400 giros, acoplado ao câmbio automático de seis velocidades (o mesmo conjunto mecânico, feito em parceria com a BMW, e que equipa Peugot RCZ e 3008, por exemplo).
Esportivo e cheio de glamour, marca quer vender 100 unidades/mês do modelo
O DS4 é bem distribuído em seus 4,27 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1, 53 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. Há lugar para cinco pessoas e o bagageiro é capaz de levar até 359 litros, nada mal para o modelo, que é chamado pela marca de coupé de quatro portas, mas com perfil de hatch médio.
As portas traseiras têm maçanetas "invisíveis", a abertura é feita em uma alavanca integrada ao vidro
Recheado de equipamentos para fazer jus ao preço, o caçula da linha DS carrega de fábrica 6 air bags, ar-condicionado automático de duas zonas, computador de bordo, rodas de liga leve de 18″, dupla ponteira de escapamento, massagem na região lombar para o banco do motorista, para-sol deslizante (como no Novo C3), alerta de ponto cego, sensor de estacionamento, regulador e limitador de velocidade, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, GPS (integrado ao sistema multimídia com USB, MP3 e Bluetooth), comandos no volante, sistema que avalia o espaço para baliza (uma tentativa de Park Assist, mas que não estaciona o carro sozinho) trava e vidros elétricos. Porém, com tanta tecnologia, o custo do DS4 poderia incluir também um ajuste elétrico de altura nos bancos, em vez do manual.
Falta ajuste elétrico do banco do motorista
Impressões ao dirigir - Se o design do DS4 já agrada os olhos, o desempenho e conforto impressionam ainda mais. O ZAP Carros avaliou o modelo em um trecho de aproximadamente 120 km. Em todo o percurso (em sua maior parte realizado em rodovia), o propulsor turbo se mostrou convidativo. Quanto mais se acelera, mais o carro demonstra vontade de correr. Seu conjunto mecânico se mostra bastante à vontade em alta velocidade. Aos 120 km/h, ele não passa dos 2.600 rpm. Resistir à tentação de ultrapassar o limite permitido é uma tarefa difícil, já que o ronco do motor é instigante e o hatch responde rapidamente ao pé no acelerador. Para deixar o francês com um ar ainda mais esportivo, a coluna de direção poderia oferecer paddle shift.
A troca de marcha realizada pelo câmbio automático é feita silenciosamente e sem nenhum tranco. A suspensão foi ajustada na medida e o hatch faz curvas em alta velocidade demonstrando auto-confiança, sem apresentar rolagem na carroceria.
Modelo é equipado com rodas de liga leve de 18 polegadas
Além de oferecer ótima estabilidade, a Citroën também pensou com carinho no conforto do modelo. O DS4 recebeu acabamento caprichado em todos os detalhes, como no puxador de porta, que traz um aplique de couro com o logo da linha DS. O banco traz detalhes do mesmo tom da cor do carro, o que deixa o visual ainda mais harmônico. O veículo não apresenta rebarbas e o material utilizado é de ótima qualidade. O isolamento acústico também merece elogios, pois não se ouve ruídos de dentro da cabine.
O painel tem desenho interessante, com cronômetro digital e analógico. Há a opção de mudar as cores da apresentação dos ponteiros, assim como alterar o som da seta. A única crítica que cabe à esta área é o reflexo que o vidro dianteiro faz, devido ao para-sol deslizante. Se o dia estiver muito claro, o motorista pode encontrar dificuldade em ler informações importantes como a velocidade em que o carro está rodando.
0 comentários:
Postar um comentário