O website Automotive Business informa que a 11ª geração do Toyota Corolla começa a ser produzido no Brasil ainda este ano de 2013 - o que faria com que o modelo nacional, produzido no interior de São Paulo, estivesse atualizado em relação aos carros vendidos nos mercados norte-americano e europeu
Novo Corolla 2014 - versão norte-americana
Novo Corolla 2014 - versão européia
Uma diferença que se nota a partir das fotos dos interiores das duas versões é o fato de o modelo europeu do Novo Corolla dispor de um sistema de ar-condicionado com duas zonas de climatização, enquanto o modelo americano, mesmo na versão "S" - topo de linha -, conta com ar-condicionado com apenas uma zona.
Na parte externa, pode-se observar que o Corolla europeu conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, item ausente do modelo americano.
E no Brasil?
O Toyota Corolla vendido atualmente (10ª geração) tem basicamente o mesmo desenho de frente, traseira e interior em suas configurações destinadas aos EUA, Europa e Brasil. Entretanto, nem sempre foi assim, e o caso clássico é a 9ª geração do carro. Esta penúltima versão tinha diferenças entre as versões européia (fotos abaixo) e norte-americana.
Toyota Corolla de 9ª geração - versão europeia
Toyota Corolla de 9ª geração - versão brasileira (igual à americana)
No Brasil, como sabemos, o modelo de 9ª geração escolhido (foto acima) para o mercado brasileiro foi a versão norte-americana, que tinha um visual mais esportivo e menos conservador.
Ocorre que, nesta 11ª geração, a
Toyota dos EUA optou por dar ao carro um visual bem mais agressivo e esportivo, condizente, afinal, com o público ao qual esse carro se destina nos EUA: jovens, em muitos casos, universitários
Aqui no Brasil, porém, o carro disputa o segmento de sedãs médios de luxo, com faixa de preço acima de R$ 65 mil reais, e se destina a um público acima dos 40 anos de idade.
Dessa forma, se for seguir a tradição, o modelo brasileiro seria similar ao vendido nos EUA, enquanto questões relativas ao posicionamento de mercado apontariam para o modelo brasileiro seguindo
a linha européia.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RJyGzy92LC0